Voltar para a página inicial
 

 

 

 

 


P: Quanto ganha um Oceanógrafo?
R: A Lei 11.760, de 31.07.2008, que regula o exercício da profissão de Oceanógrafo, não define piso salarial para estes profissionais e não há um levantamento sistemático da remuneração percebida junto aos diferentes setores da economia (público, privado e 3° setor). As referências disponíveis estão relacionadas aos concursos públicos realizados nos dois últimos anos que previam vagas para Oceanógrafos ou que as atribuições requeridas pelo cargo eram compaíveis com aquelas relacionadas na Lei 11.760, de 31.07.2008. Os salários previstos para os cargos abertos em alguns destes concursos públicos variam entre R$ 1.747,83 e R$ 8.389,60.

P: Como proceder para se transferir para o Curso de Oceanologia?
R: O Curso de Oceanologia só aceita transferências de estudantes oriundos de outros cursos de Oceanografia do Brasil. Anualmente, em geral na primeira quinzena do mês de janeiro, a FURG divulga, através de edital disponibilizado em sua página (www.furg.br), o número de vagas disponíveis em cada um dos seus cursos de graduação para as diferentes modalidades de ingresso (reingresso, mudança de curso, mudança de turno e transferência) independente do Processo Seletivo (vestibular).

P: Há vestibular de inverno para o Curso de Oceanologia?
R: A Universidade Federal do Rio Grande - FURG, assim como a grande maioria das instituições federais de ensino superior do Brasil, faz o processo seletivo para o ingresso de novos estudantes em seus cursos de graduação uma vez por ano, através do ENEM. Todas as informações sobre o processo seletivo para o Curso de Oceanologia podem ser encontradas no endereço (www.sisu.furg.br).

P: Qual o valor da mensalidade do Curso de Oceanologia?
R: A Universidade Federal do Rio Grande - FURG é uma instituição federal de ensino superior e não cobra mensalidade dos estudantes matriculados em seus diversos cursos de graduação, nestes incluído o Curso de Oceanologia.

P: Qual a diferença entre Oceanologia e Oceanografia?
R: Não há nenhuma diferença. O Curso de Oceanologia da FURG foi criado em 1970 e na ocasião houve o entendimento que o termo Oceanologia era o mais adequado para expressar o objetivo pretendido de formar um profissional para estudar o mar. No entanto, o termo Oceanografia, já usado naquela época para designar o estudo do mar em vários países da Europa e nos Estados Unidos, e adotado pelos demais cursos de graduação que foram criados posteriormente no Brasil, acabou consagrado e hoje é amplamente utilizado no mundo. Por tradição a FURG segue mantendo a mesma denominação adotada quando da criação do seu curso, já que a Lei 11.760, de 31.07.2008, que regula o exercício da profissão de Oceanógrafo, não faz distinção entre os egressos da FURG e das demais instituições que oferecem curso de graduação neste domínio do conhecimento.