Voltar para a página inicial
 

 

 

 

 

 

O Curso de Oceanologia dispõe de infraestrutura apropriada para o ensino neste domínio do conhecimento, contando, além de salas de aulas convencionais, com:

- Laboratórios de ensino: estão disponíveis laboratórios apropriados para as aulas práticas das disciplinas que abordam conteúdos biológicos, químicos, físicos e geológicos, providos dos equipamentos necessários para proporcionar aos estudantes o contato e manuseio dos instrumentos e o aprendizado das técnicas de uso corrente em Oceanografia.
 
- Laboratórios de pesquisa: organizados em núcleos temáticos, os laboratórios de pesquisa do Instituto de Oceanografia (IO-FURG) contam com equipamentos apropriados para o desenvolvimento de pesquisas de alto nível, que também são utilizados nas disciplinas profissionalizantes do Curso de Oceanologia. Ao longo do curso os estudantes têm a oportunidade de participar de projetos de pesquisa desenvolvidos nestes laboratórios, aprimorando a sua formação acadêmica e científica.
 
- Estação Marinha de Aquacultura Prof. Marcos Alberto Marchiori - EMA: complexo de laboratórios localizado na Praia do Cassino destinados ao desenvolvimento de novas técnicas de cultivos de animais marinhos (camarões, peixes, polvos e outros), que também são utilizados nas disciplinas profissionalizantes da área de aqüicultura do Curso de Oceanologia. Ao longo do curso os estudantes têm a oportunidade de participar de projetos de pesquisa desenvolvidos nestes laboratórios, aprimorando a sua formação acadêmica e científica.
 
- Estação do Saco do Justino: complexo de laboratórios localizados na Enseada do Sacom do Justino (Estrada Rio Grande-Pelotas) destinados ao desenvolvimento de novas técnicas de cultivos de animais de água doce (camarões, peixes, rãs e outros), que também são utilizados nas disciplinas profissionalizantes da área de aqüicultura do Curso de Oceanologia. Ao longo do curso os estudantes têm a oportunidade de participar de projetos de pesquisa desenvolvidos nestes laboratórios, aprimorando a sua formação acadêmica e científica.
 
- Biblioteca Setorial de Oceanografia: especializada na área de Oceanografia, com vasto acervo de livros e periódicos e acesso ao Portal CAPES, é de livre acesso aos estudantes do Curso de Oceanologia que participam de projetos de pesquisa e quando do desenvolvimento de seus Trabalhos de Conclusão de Curso.
 
- Museu Oceanográfico Prof. Eliézer de Carvalho Rios: complexo de museus que inclui, além do Museu Oceanográfico, o Museu Antártico, o Museu Náutico, o Eco-Museu da Ilha da Pólvora e o Centro de Recuperação de Animais Marinhos, sendo dotado de uma das maiores coleções de moluscos do mundo, que têm contribuído de maneira decisiva para desenvolvimento da Oceanografia no Brasil. O complexo de museus desempenha importante papel na aproximação da Universidade com a comunidade, abrigando projetos de educação ambiental e de divulgação científica que contam com a participação dos estudantes do Curso de Oceanologia
 
- Frota Oceanografica: composta pelo Navio Oceanográfico Atlântico Sul, pela Lancha Oceanográfica Larus e por embarcações de apoio de menor tamanho, a frota oceanográfica é empregada no desenvolvimento de projetos de pesquisa ao longo da costa brasileira. As embarcações se constituem em verdadeiros laboratórios flutuantes, onde os estudantes têm oportunidade de conhecer e praticar as técnicas mais atuais de coleta e processamento de dados oceanográficos.
 
- Empresa Junior de Consultoria Ambiental e Oceanografia - ECOSERVICE: pioneira entre as Empresas Juniores voltadas ao meio ambiente costeiro e marinho no Brasil, tem como objetivo principal proporcionar aos acadêmicos a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, preparando para o mercado de trabalho e desenvolvendo capacidades profissionais, técnicas e empreendedoras.
 
- Centro Acadêmico Livre de Oceanologia - CALO: local de contato e troca de experiências entre os estudantes do Curso de Oceanologia, oferecendo acesso livre a Internet e dispondo de um conjunto de computadores para a realização de trabalhos didáticos.